- Identificar sua vocação para liderar
- Desenvolver sua inteligência emocional
- Transforma-se em um verdadeiro líder
- Construir times eficazes e produtivos
- Desenvolver sua comunicação e relacionamento interpessoal
- Fazer apresentações que convencem e agradam
- Dar e receber feedbacks e ser assertivo
- Ser um parceiro estratégico e empreendedor na empresa
- Liderar desempenhos e desenvolver competências
- Desenvolver um projeto individual de crescimento na carreira
SUGESTÃO DE CONTEÚDOS E ORGANIZAÇÃO
Pode ser totalmente adequado às demandas e necessidades específicas da empresa.
Os módulos podem ser independentes ou complementares.
Solicite reunião para planejamento em conjunto.
Módulo 1 – Fundamentos
o Vocação para liderar
Identificar e
transformar os paradigmas de um técnico altamente qualificado para os de um
chefe e líder em busca da excelência no cumprimento de metas e desenvolvimento
de sua equipe.
·
Mudanças nos relacionamentos: amizades, poder,
confiança, autoridade.
·
Novas atitudes: inovar e criar, vencer desafios,
trabalhar em equipe, fazer acontecer sua visão.
·
Desenvolver relacionamentos positivos com
superiores, pares e subordinados.
·
Novas atribuições: delegar tarefas, selecionar pessoas,
orientar subordinados, definir prioridades.
·
Elaborar e fazer cumprir planos e orçamentos.
o Inteligência emocional
Reconhecer suas
inteligências intrapessoal e interpessoal e desenvolver as competências
fundamentais para liderar.
·
Percepção e lentes gerenciais.
·
Perceber e compreender os estados emocionais de
si mesmo e dos outros.
·
Autodisciplina.
·
Persistência.
·
Empatia.
·
Habilidade social.
o Mudança pessoal
Identificar as
próprias atitudes que geram comportamentos resistentes à mudança, impedem ou dificultam
a excelência do desempenho diante das novas estratégias empresariais,
diversidade dos perfis dos subordinados e dinâmica das equipes.
·
Ser parceiro estratégico nas exigências de
mudança organizacional.
·
Interagir no clima, cultura e dinâmica das equipes.
·
Razões de resistência às mudanças.
·
Mudança de atitudes.
·
Desenvolver novas habilidades.
·
Aplicar novas práticas e ferramentas.
Módulo 2 – Habilidades
Módulo 2 – Habilidades
o Construção de times eficazes
Identificar os
fundamentos de uma equipe eficaz e aplicar em sua própria realidade de
trabalho, seja um líder ou um participante.
·
Quando preferir trabalho individual ou em
equipe.
·
Fundamentos de uma equipe eficaz: pequeno número
de pessoas, conhecimentos complementares, propósitos comuns, responsabilidade
pelas metas e compromisso com as estratégias e políticas.
·
Fases de amadurecimento de um time: agrupamento,
grupo, equipe.
·
Gerenciar eficazmente equipes e construir times.
o Estrutura do processo de comunicação
Identificar os
componentes de comunicação eficaz, seja em apresentações empresariais, uso de
ferramentas virtuais e ter mensagens claras e motivadoras segundo a percepção
da audiência.
·
Teoria geral da comunicação.
·
Apresentações eficazes, estratégia e
ferramentas.
·
Barreiras à comunicação.
·
Qualidade da informação e conteúdos.
·
Identificação das necessidades da audiência e
elaboração da mensagem.
·
Feedback e feedforward
o Feedback e assertividade
Aplicar técnicas e
estratégias de feedback e assertividade para correção e reforço de desempenhos
de subordinados para garantir o cumprimento das metas, desenvolvimento do
relacionamento interpessoal e melhoria dos processos grupais.
Conhecimento de si mesmo e conhecimento dos demais decorrentes do uso dos processos de exposição e feedback. Os estilos, preferências e equilíbrio dos processos de exposição e feedback na efetividade do relacionamento com subordinados, pares e superiores.Consequências dos estilos na motivação, compromisso e qualidade das entregas dos subordinados e equipes.
·
Quando o feedback é necessário e oportuno.
·
Feedbacks de correção e de reforço.
·
Técnicas efetivas para dar e receber feedbacks
·
Assertividade para melhoria de desempenho
·
Dificuldades em receber e aceitar feedbacks
·
Feedback e motivação dos subordinados e equipes
o Tratamento de conflito e negociação
Identificar na relação
com seus subordinados, pares e superiores a natureza substantiva dos interesses
conflitantes e os relativos aos aspectos emocionais. Reconhecer seu perfil de
negociador e aplicar técnicas efetivas para chegar a soluções de ganhos recíprocos
e desenvolvimento de bons relacionamentos interpessoais.
·
Razões e origem dos conflitos nas empresas
·
O conflito de interesses e perfis no tratamento
de conflitos.
·
Preferências e consequências nas estratégias de
tratamento de conflitos: evitar, impor, ceder, solucionar e negociar.
·
Os jogos em uma negociação, táticas para o
ganha-ganha.
·
Técnicas para negociação eficaz na empresa e
fora dela.
Módulo 3 – Gestão do desempenho
o Desempenho e estratégias empresariais
Relacionar seus
próprios resultados aos resultados de seus subordinados e vinculá-los às
estratégias empresariais, sistemas gerenciais de informação e políticas
corporativas de gestão dos recursos humanos e das competências.
·
Declarações estratégicas da empresa: visão,
missão, estratégias, indicadores, objetivos determinando as metas do chefe.
·
A cadeia agregadora de valor e o balanceamento
dos objetivos e metas empresariais para a definição dos resultados esperados
dos subordinados e equipes.
·
Gestão estratégica de recursos humanos, gestão
das competências e sistemas gerenciais de informação.
o Contratação de desempenho
Definir objetivos em
conjunto com seus subordinados, estabelecer indicadores precisos e negociar o
equilíbrio entre metas, prazos, recursos e requisitos de qualidade das
entregas, regularidade dos processos e comportamentos.
·
Indicadores de desempenho: cumprimento de metas,
qualidade nos processos e comportamentos dos subordinados e equipes.
·
Negociação de prazos, recursos e
responsabilidades recíprocos de chefes e subordinados e ofertados pela empresa.
·
Definir conjunto de iniciativas e prazos
intermediários para controle do desempenho.
o Avaliação de desempenho
Aplicar técnicas para avaliar em conjunto com o subordinado o
cumprimento das metas contratadas associado aos comportamentos coerentes com os
valores empresariais.
·
Reconhecer os fatores motivacionais relativos ao
significado do trabalho para o subordinado que afetam o desempenho.
·
Como ser assertivo nas não conformidades e nos
estímulos ao bom desempenho.
·
Diferenças entre as avaliações de desempenho
corporativas e as específicas da liderança do desempenho vinculadas às entregas
contratadas.
·
A importância de associar desempenhos às
competências técnicas e aspirações dos subordinados.
·
Desenvolver a motivação, compromisso e
responsabilidades dos subordinados e equipes.
·
Maturidade dos subordinados e equipes segundo
indicadores de significado do trabalho, conhecimento e habilidades.
·
Poder e assertividade, as responsabilidades do
chefe na consecução dos resultados.
o Desenvolver competências
Elaborar em conjunto
com o subordinado um PDI - Plano de Desenvolvimento Individual para
superar não conformidades de desempenho ou PDP
– Plano de Desenvolvimento de Potencial para desempenhos superiores que
indicam perspectivas de aproveitamento superior futuro.
·
Avaliação de desempenho e estimativa de
potencial.
·
Desempenhos a serem corrigidos e potenciais a
serem desenvolvidos.
·
PDI – Plano de Desenvolvimento Individual.
·
PDP – Plano de Desenvolvimento do Potencial.
·
Técnicas de coaching
para acompanhamento do aprendizado do subordinado.
o Projeto pessoal de desenvolvimento
Elaborar um plano de
desenvolvimento de potencial para si mesmo de forma a aplicar em sua carreira
de chefe as habilidades essenciais de chefia e liderança trabalhadas durante o
curso.
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Projeto de vida e de carreira.
·
Valores pessoais e valores profissionais.
·
O fator humano na gestão de projetos.
·
Estrutura de um projeto pessoal de
desenvolvimento da carreira de chefe e líder.