OBJETIVOS E CONTEÚDOS

  • Identificar sua vocação para liderar
  • Desenvolver sua inteligência emocional
  • Transforma-se em um verdadeiro líder
  • Construir times eficazes e produtivos
  • Desenvolver sua comunicação e relacionamento interpessoal
  • Fazer apresentações que convencem e agradam
  • Dar e receber feedbacks e ser assertivo
  • Ser um parceiro estratégico e empreendedor na empresa
  • Liderar desempenhos e desenvolver competências
  • Desenvolver um projeto individual de crescimento na carreira

SUGESTÃO DE CONTEÚDOS E ORGANIZAÇÃO 

Pode ser totalmente adequado às demandas e necessidades específicas da empresa. 


Os módulos podem ser independentes ou complementares.

Solicite reunião para planejamento em conjunto.


Módulo 1 – Fundamentos

o  Vocação para liderar

Identificar e transformar os paradigmas de um técnico altamente qualificado para os de um chefe e líder em busca da excelência no cumprimento de metas e desenvolvimento de sua equipe.
·       Mudanças nos relacionamentos: amizades, poder, confiança, autoridade.
·       Novas atitudes: inovar e criar, vencer desafios, trabalhar em equipe, fazer acontecer sua visão.
·       Desenvolver relacionamentos positivos com superiores, pares e subordinados.
·       Novas atribuições: delegar tarefas, selecionar pessoas, orientar subordinados, definir prioridades.
·       Elaborar e fazer cumprir planos e orçamentos.

o  Inteligência emocional

Reconhecer suas inteligências intrapessoal e interpessoal e desenvolver as competências fundamentais para liderar.
·       Percepção e lentes gerenciais.
·       Perceber e compreender os estados emocionais de si mesmo e dos outros.
·       Autodisciplina.
·       Persistência.
·       Empatia.
·       Habilidade social.

o  Mudança pessoal

Identificar as próprias atitudes que geram comportamentos resistentes à mudança, impedem ou dificultam a excelência do desempenho diante das novas estratégias empresariais, diversidade dos perfis dos subordinados e dinâmica das equipes.
·       Ser parceiro estratégico nas exigências de mudança organizacional.
·       Interagir no clima, cultura e dinâmica das equipes.
·       Razões de resistência às mudanças.
·       Mudança de atitudes.
·       Desenvolver novas habilidades.
·       Aplicar novas práticas e ferramentas.

Módulo 2 – Habilidades

o  Construção de times eficazes

Identificar os fundamentos de uma equipe eficaz e aplicar em sua própria realidade de trabalho, seja um líder ou um participante.
·       Quando preferir trabalho individual ou em equipe.
·       Fundamentos de uma equipe eficaz: pequeno número de pessoas, conhecimentos complementares, propósitos comuns, responsabilidade pelas metas e compromisso com as estratégias e políticas.
·       Fases de amadurecimento de um time: agrupamento, grupo, equipe.
·       Gerenciar eficazmente equipes e construir times.

o  Estrutura do processo de comunicação

Identificar os componentes de comunicação eficaz, seja em apresentações empresariais, uso de ferramentas virtuais e ter mensagens claras e motivadoras segundo a percepção da audiência.
·       Teoria geral da comunicação.
·       Apresentações eficazes, estratégia e ferramentas.
·       Barreiras à comunicação.
·       Qualidade da informação e conteúdos.
·       Identificação das necessidades da audiência e elaboração da mensagem.
·       Feedback e feedforward
       

o  Feedback e assertividade

Aplicar técnicas e estratégias de feedback e assertividade para correção e reforço de desempenhos de subordinados para garantir o cumprimento das metas, desenvolvimento do relacionamento interpessoal e melhoria dos processos grupais.
Conhecimento de si mesmo e conhecimento dos demais decorrentes do uso dos processos de exposição e feedback. Os estilos, preferências e equilíbrio dos processos de exposição e feedback na efetividade do relacionamento com subordinados, pares e superiores.Consequências dos estilos na motivação, compromisso e qualidade das entregas dos subordinados e equipes.
·       Quando o feedback é necessário e oportuno.
·       Feedbacks de correção e de reforço.
·       Técnicas efetivas para dar e receber feedbacks
·       Assertividade para melhoria de desempenho
·       Dificuldades em receber e aceitar feedbacks
·       Feedback e motivação dos subordinados e equipes

o  Tratamento de conflito e negociação

Identificar na relação com seus subordinados, pares e superiores a natureza substantiva dos interesses conflitantes e os relativos aos aspectos emocionais. Reconhecer seu perfil de negociador e aplicar técnicas efetivas para chegar a soluções de ganhos recíprocos e desenvolvimento de bons relacionamentos interpessoais.
·       Razões e origem dos conflitos nas empresas
·       O conflito de interesses e perfis no tratamento de conflitos.
·       Preferências e consequências nas estratégias de tratamento de conflitos: evitar, impor, ceder, solucionar e negociar.
·       Os jogos em uma negociação, táticas para o ganha-ganha.
·       Técnicas para negociação eficaz na empresa e fora dela.

Módulo 3 – Gestão do desempenho

o  Desempenho e estratégias empresariais

Relacionar seus próprios resultados aos resultados de seus subordinados e vinculá-los às estratégias empresariais, sistemas gerenciais de informação e políticas corporativas de gestão dos recursos humanos e das competências.
·       Declarações estratégicas da empresa: visão, missão, estratégias, indicadores, objetivos determinando as metas do chefe.
·       A cadeia agregadora de valor e o balanceamento dos objetivos e metas empresariais para a definição dos resultados esperados dos subordinados e equipes.
·       Gestão estratégica de recursos humanos, gestão das competências e sistemas gerenciais de informação.

o  Contratação de desempenho

Definir objetivos em conjunto com seus subordinados, estabelecer indicadores precisos e negociar o equilíbrio entre metas, prazos, recursos e requisitos de qualidade das entregas, regularidade dos processos e comportamentos.
·       Indicadores de desempenho: cumprimento de metas, qualidade nos processos e comportamentos dos subordinados e equipes.
·       Negociação de prazos, recursos e responsabilidades recíprocos de chefes e subordinados e ofertados pela empresa.
·       Definir conjunto de iniciativas e prazos intermediários para controle do desempenho.

o  Avaliação de desempenho

Aplicar técnicas para avaliar em conjunto com o subordinado o cumprimento das metas contratadas associado aos comportamentos coerentes com os valores empresariais.
·       Reconhecer os fatores motivacionais relativos ao significado do trabalho para o subordinado que afetam o desempenho.
·       Como ser assertivo nas não conformidades e nos estímulos ao bom desempenho.
·       Diferenças entre as avaliações de desempenho corporativas e as específicas da liderança do desempenho vinculadas às entregas contratadas.
·       A importância de associar desempenhos às competências técnicas e aspirações dos subordinados.
·       Desenvolver a motivação, compromisso e responsabilidades dos subordinados e equipes.
·       Maturidade dos subordinados e equipes segundo indicadores de significado do trabalho, conhecimento e habilidades.
·       Poder e assertividade, as responsabilidades do chefe na consecução dos resultados.

o  Desenvolver competências

Elaborar em conjunto com o subordinado um PDI - Plano de Desenvolvimento Individual para superar não conformidades de desempenho ou PDP – Plano de Desenvolvimento de Potencial para desempenhos superiores que indicam perspectivas de aproveitamento superior futuro.
·       Avaliação de desempenho e estimativa de potencial.
·       Desempenhos a serem corrigidos e potenciais a serem desenvolvidos.
·       PDI – Plano de Desenvolvimento Individual.
·       PDP – Plano de Desenvolvimento do Potencial.
·       Técnicas de coaching para acompanhamento do aprendizado do subordinado.

o  Projeto pessoal de desenvolvimento

Elaborar um plano de desenvolvimento de potencial para si mesmo de forma a aplicar em sua carreira de chefe as habilidades essenciais de chefia e liderança trabalhadas durante o curso.
·       Projeto de vida e de carreira.
·       Valores pessoais e valores profissionais.
·       O fator humano na gestão de projetos.

·       Estrutura de um projeto pessoal de desenvolvimento da carreira de chefe e líder.